sábado, 14 de fevereiro de 2009

VOLTA AS AULAS

Há muitas expectativas; tanto dos professores, quanto dos alunos sobre a volta as aulas.
Os professores questionam:
- Sobre as turmas que irão trabalhar;
- Sobre suas ações para melhor acolher seus alunos;
- Sobre o uso da tecnologia nas escolas,...
Enquanto isso: alunos e pais se preparam com materiais escolares novos e perspectivas sobre a nova série que irão cursar...
enfim, o que importa é que todos: professores, alunos, pais,... estão unidos pelo mesmo objetivo que é a EDUCAÇÃO.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

alegria

Educar pra valer!


Mudar para valer!

Mudar para valer!

- A história nos mostra as transformações que ocorrem através dos tempos.
- A educação precisa de mudanças para acompanhar o avanço social que a tecnologia proporciona devido ao acesso cada vez mais facilitado.

Mudamos mais os equipamentos do que os procedimentos...
De nada adianta as máquinas, se não sabemos usá-las de maneira adequada; existe uma dificuldade muito grande de mudanças na área educacional, mesmo sabendo que estamos vivenciando o “caos” – alunos que não gostam das nossas aulas (mesmo os alunos que aprendem reclamam da monotonia, da repetição de exercícios,...)

O conviver virtual vai tornar-se quase tão importante como o conviver presencial...
A necessidade de mudança é visível, tendo em vista que deve partir da conscientização das direções das escolas e principalmente da percepção de cada professor que é inevitável a inserção da educação no meio virtual.
É necessário que cada um de nós, professores, aprendamos a lidar com essa inovação que está presente no dia a dia dos alunos , enfim, da sociedade na qual estamos inseridos.

Na verdade nos apavoramos diante das mudanças, do risco do fracasso...
O novo assusta!
As justificativas são muitas: porque há muitas dificuldades, ...primeiro em saber lidar com essa prática , a falta de estrutura nas escolas (equipamentos adequados em quantidade e qualidade) que atendam as necessidades dos alunos.
O importante é que os alunos gostem de aprender; de que eles não sintam-se obrigados a isso. Não basta tentar remendos com as atuais tecnologias, temos que trocar experiências, aprender a aprender para chegarmos ao objetivo comum que são os nossos alunos.

Links tirados do texto:” Educação e Tecnologias: mudar para valer!” de José Manuel Moran site